Um pouco sobre mim – ou "a busca pela verdade lá fora" :-)

março 24, 2007 at 6:20 pm Deixe um comentário

Quando me formei em Engenharia Mecânica pela UFSC em 1999 comecei a trabalhar na área de projetos mecânicos, CAD, essas coisas. Eu gostava bastante, porque envolvia diariamente a solução criativa de pequenos problemas (e também pepinos!).

Mas aí eu fui descobrindo o quão importante era “aquela pecinha” que usava a máquina: o ser-humano. Então eu comecei a estudar sobre ergonomia, cognição, enfim, o que aquele “indivíduo” podia ou não fazer. E desenvolvimento de produto é muito interessante também por isso. Não se trata apenas da melhor tecnologia, mas entender o quanto o aspecto humano pesa no sucesso de um produto. E aí entrava design, estética, a emoção… acabei mudando meu foco profissional!

Bom, aí tivemos aqui na Fundação CERTI um projeto chamado Sapiens Circus, que envolvia ainda mais esses aspectos, pois era um ambiente interativo que utilizava jogos e histórias para ensinar. E do projeto mecânico da mesa interativa eu passei a projetar também as mídias e jogos que as pessoas com que as pessoas interagiam naquele ambiente todo. E quando se fala em interação a coisa complica! E passei a ter que estudar mais a fundo também: game design, interaction design, usabilidade, user experience… E mudei de novo…

Foi aí que eu percebi que você pode fazer tudo isso muito bem feito: tecnologia, design, user experience… Mas para ter sucesso com um produto você precisa conhecer algo mais: o mercado. Porque só com esse foco você pode entender de fato como são as pessoas e o contexto em que utilizarão seu produto ou serviço. E aí resolvi estudar Marketing.

Porque meu interesse “nessas coisas” de Web 2.0 e Enterprise 2.0? Bom, eu acredito fielmente que ambas mudarão (e já estão mudando) a forma de fazer negócios. E que muitas das oportunidades de inovação estão ligadas direta ou indiretamente a essas filosofias. Sim, porque Web 2.0 e E2.0 não é sobre tecnlogia apenas, mas sim em envolver os usuários (clientes, fornecedores, funcionários…) cada vez mais e potencializar a inteligência coletiva.

Entry filed under: histórico. Tags: .

Fontes para entender a tal da Enterprise 2.0 Notícia do NY Times sobre "user-driven innovation"

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Sobre o Blog

Notícias e opiniões do autor, Luiz Daniel Lima, sobre o mundo da tecnologia, inovação e negócios.

Assine o Inovatron!

Calendário

março 2007
S T Q Q S S D
    abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

%d blogueiros gostam disto: