Playstation 3: Kutaragi sai, e agora Sony?

abril 30, 2007 at 12:14 pm 1 comentário

Muito se falou recentemente sobre a saída da Sony de Ken Kutaragi, pai do Playstation, ocorrida principalmente devido ao mal desempenho das vendas do Playstation3. Para quem gosta de jogos, como eu, e ainda por cima se interessa por desenvolvimento de produtos, inovação e estratégia de empresas, a “Guerra dos consoles” é um prato cheio.

Bom, o fato é que o Nintendo Wii está, de fato, “dando um pau” no PS3.  São 3 milhões de Wiis vendidos contra 1.8 do PS3.  Só que a análise tem que ser BEM mais profunda que isso. As estratégias das duas empresas são bem distintas. A Nintendo optou por abandonar a guerra por desempenho: mais resolução, mais quadros por segundo, mais espaço de armazenamento, mais processamento, enfim mais qualidade visual nos jogos. E resolveu focar numa outra dimensão bastante importante: jogabilidade. Trouxe uma nova proposta de controle. E junto a isso a busca de um mercado que não o de jogadores “harcore” – em geral adolescentes do sexo masculinho. A Sony focou no que sabe fazer melhor, manteve a mesma jogabilidade e partiu para fazer praticamente um supercomputador para jogos. E o PS3 é um, sem dúvida. Só que resolveu inovar MAIS ainda e incorporou também o Blu-Ray, uma mídia proprietária, para variar.  E muitos especialistas acreditam que esse pode ter sido o erro crucial da Sony: por conta do Blu-Ray a fabricação do PS3 atrasou e o que é pior, ficou BEM caro.

Mas a análise não pára por aí – e quanto aos desenvolvedores de jogos?  Essa é uma questão fundamental no mercado de jogos, já que muitos consoles tiveram sucesso e fracassaram por falta e até excesso de jogos (Atari). Por ser uma nova tecnologia e por aumentar muito a qualidade gráfica dos jogos, os desenvolvedores ainda estão se adaptando e os custos de desenvolvimento aumentaram bastante.

No final das contas e o que aconteceu foi que a Nintendo expandiu o mercado de jogos para além dos hardcore gamers e está lucrando com isso. A  Sony e a Microsoft estão batalhando pelo “antigo” mercado e, por enquanto, quem está perdendo nisso tudo é o PS3. Mas eu não enterraria o PS3: a Sony pode perfeitamente ganhar a guerra da nova geração de DVDs, o PS3 é um projeto preparado para o futuro, ou seja, os jogos ainda melhorarão muito. Por fim, muitos jogadores ainda estão esperando um jogo “matador” (God of War 3?) para, aí sim, colocar a mão no bolso e garantir o seu PS3.

Entry filed under: jogos, negócios, produtos, tecnologia. Tags: .

Google Image Labeler: diversão + inteligência coletiva TED: Ótimas palestras… de graça!

1 Comentário Add your own

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Sobre o Blog

Notícias e opiniões do autor, Luiz Daniel Lima, sobre o mundo da tecnologia, inovação e negócios.

Assine o Inovatron!

Calendário

abril 2007
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

%d blogueiros gostam disto: