Notebooks nas escolas: destinados ao fracasso?

maio 25, 2007 at 12:55 pm 5 comentários

A reportagem desse mês do NY Times, “Seeing No Progress, Some Schools Drop Laptops“, traz algumas (más) experiências do uso de notebooks nas escolas inglesas e americanas. Numa época em que o Brasil tenta resolver seus sérios problemas educacionais com a implementação do XO (ex-laptop de 100 dólares) e outras opções, vale a pena ficar de olho em outros países com experiências semelhantes.

Pessoalmente não chego a ter uma opinião formada sobre o assunto e, tendo utilizado o XO aqui na Fundação CERTI, considero o mesmo um produto excelente, bem acabado e bem pensado. Mas o ponto mais polêmico é qual vai ser de fato o impacto na melhoria da educação no Brasil – em em outros países emergentes.

Voltando à reportagem citada, as iniciativas na Inglaterra tinham como objetivos a inclusão digital e a preparação do aluno para a “vida moderna”, por assim dizer. A solução adotada foi distribuir notebooks para os alunos, e aí, vários problemas surgiram. O uso “inadequado” dos mesmos, problemas de infra-estrutura de rede, gastos com manutenção, falta de um impacto nos resultados escolares e por aí vai.

Mas o interessante desse debate é que uma das principais questões seja: o notebook não é eficiente na escola ou o sistema educacional é que não está preparado para fazer o melhor uso dele? Ou seja, antes de sair distribuindo notebooks, o sistema educacional com um todo tem que repensar suas estruturas e a capacitação de seus professores para fazer o melhor uso dele. Parece lógico, não? Cito a matéria:

“Where laptops and Internet use make a difference are in innovation, creativity, autonomy and independent research,” he said. “If the goal is to get kids up to basic standard levels, then maybe laptops are not the tool. But if the goal is to create the George Lucas and Steve Jobs of the future, then laptops are extremely useful.”

Por fim – e isso é algo que pode ser crítico no caso do Brasil – existem custos operacionais inerentes a essa escolha. Na medida que laptos forem necessitando de manutenção e infra-estrutura de rede, quem vai prover satisfatoriamente esses serviços nas escolas?

“Soon, a room that used to be for the yearbook club became an on-site repair shop for the 80 to 100 machines that broke each month, with a “Laptop Help Desk” sign taped to the door.”

Entry filed under: educação, tecnologia. Tags: .

Just-for-fun(I): O papel da gerência Lição de vida do Steve Jobs

5 Comentários Add your own

  • 1. Fabiano Caruso | O Fracasso dos Notebooks nas Escolas  |  maio 25, 2007 às 3:29 pm

    […] matérias relacionadas ao fracasso da implementação de notebooks nas escolas. E o Luiz Daniel levantou a bola para a discussão de algo que eu tentei criticar algumas vezes – mas recebí ameaças de morte de […]

    Responder
  • 2. Carlos ABS  |  maio 30, 2007 às 10:50 am

    Em muitos lugares o notebook vai ser vendido/trocado por comida

    Responder
  • 3. charles  |  maio 30, 2007 às 11:18 am

    olá,
    sobre esse projeto nas escolas brasileiras, acho que será muito pouco útil, os resultados são questionáveis, e imagina quanto lixo eletrônico haverá daqui uns 10 anos. sei lá, acho que o brasileiro não está preparado para isso, a apredizagem dá informatica não pode ser feita assim, nem os professores não sabem usar o computador direito.
    há um excelente e longo texto de um professor da USP sobre o assunto. veja aqui: http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/um-laptop-por-crianca.html

    Responder
  • 4. officefbgo  |  maio 30, 2007 às 3:39 pm

    Se os professores tivessem um notebook e um projetor, para se livrar da imuntisse do uso do giz, já seria um grande avanço para o Brasil, e assim os alunos teriam o exemplo do bom uso da informática… mas nem isso temos !!!

    Responder
  • […] matérias relacionadas ao fracasso da implementação de notebooks nas escolas. E o Luiz Daniel levantou a bola para a discussão de algo que eu tentei criticar algumas vezes – mas recebí ameaças de morte de […]

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Sobre o Blog

Notícias e opiniões do autor, Luiz Daniel Lima, sobre o mundo da tecnologia, inovação e negócios.

Assine o Inovatron!

Calendário

maio 2007
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

%d blogueiros gostam disto: