E-learning 2.0 e as novas ferramentas na educação

junho 27, 2007 at 10:14 am Deixe um comentário

A matéria em duas partes no Read-Write Web aborda o uso das ferramentas de Web2.0 para educação , o que está sendo chamado de E-learning 2.0 (para não deixar de seguir a “onda 2.0”).  Em vários lugares do mundo, professores e alunos estão começando a utilizar de forma efetiva blogs, wikis e outros “social softwares“.

De qualquer forma não se trata apenas de utilizar novas ferramentas tecnológicas, mas sim de quebrar alguns paradigmas da educação formal em contraponto à proposta original do e-learning, que nunca conseguiu abandonar os velhos formatos de curso, cronogramas e testes dos alunos:

“That (e-learning) is an approach that is too often driven by the needs of the institution rather than the individual learner”

Uma ferramenta realmente interessante e acessível é o Blog, onde um professor pode estabelecer um canal de comunicação com a turma, que pode participar não apenas comentando os posts, mas também sendo autores do blog. Especialistas sobre um assunto podem ser convidados a participar também, criando uma verdadeira comunidade sobre o tópico.

E existem muitas possibilidades além dos blogs, como os podcasts, conteúdo em áudio que pode ser gerado pelos próprios alunos e disponibilizados na web. O uso de sites de compartilhamento de fotos e vídeos, como o Flickr e Youtube, onde se pode comentar sobre o conteúdo visualizado. Por fim, o uso de redes socias com o uso de ferramentas específicas, como o Elgg,  que a USP já está utilizando, na sua red Stoa.

Apesar do Brasil ser um país “em desenvolvimento” e com sérias restrições de acesso à informática em geral, é possível sim aos professores utilizar essas ferramentas, basta um pouco de força de vontade. Para a nova geração de alunos que se encantam com os  jogos 3D e vídeos engraçados do Youtube, a educação na escola precisará tornar-se mais atraente e interativa. Você concorda? Qual sua experiência no uso dessas ferramentas para educação?

Entry filed under: educação, web2.0. Tags: .

A experiência do usuário É o produto Seriosity: uma mistura de e-mail com … jogo?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Sobre o Blog

Notícias e opiniões do autor, Luiz Daniel Lima, sobre o mundo da tecnologia, inovação e negócios.

Assine o Inovatron!

Calendário

junho 2007
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

%d blogueiros gostam disto: