Web2.0 nas empresas, colaboração x poder, quem vencerá?

julho 8, 2007 at 9:22 pm 1 comentário

Na reportagem intitulada “Como CIOs podem usar a web 2.0 nas empresas“, o autor resume muito bem os principais desafios e sugestões de como implementar tecnologias como wikis e blogs nas empresas. As fontes, já citadas nesse blog, são principalmente Dion Hinchcliffe e Andrew McAfee.

Todas as dicas apresentadas pelo autor são importantes, mas ao terminar de ler o texto, ocorreu-me que pode haver um problema inerente na aplicação da web2.0 nas empresas: um conflito de interesses. Se por um lado existe um interesse da empresa de “capturar o conhecimento dos funcionários”, por outro o funcionário sente que é no seu conhecimento que reside seu principal diferencial. Ora, nesse pequeno detalhe é que está provavelmente o maior obstáculo para o sucesso da enterprise2.0 ou qualquer outra solução, que difere em muito da Web2.0, onde as pessoas que colaboram livremente não trabalham na mesma empresa.

É fato que nas empresas o nível de informação e conhecimento do profissional é também uma fonte de poder. Pode ser a diferença entre seu sucesso e ascenção na “corporação”. E aí é que se chega na raiz do problema: a cultura empresarial. Enquanto as empresas não criarem métricas e formas de incentivo e avaliação considerando o grau de colaboração de seu funcionário, qualquer tentativa “enteprise2.0 style” irá fracassar. Claro que as ferramentas tecnológicas robustas, facilidade de uso e acesso são importantes – mas os responsáveis por implementá-las não podem nunca esquecer o ser humano e seu contexto social.

Muitos citam que a nova geração que está chegando nas empresas estão acostumadas com essas ferramentas. Mas o contexto da empresa, ao contrário do “mundo lá fora” é bem diferente (por enquanto?). O que acontecerá com um jovem que divide suas “descobertas” com os demais, para vê-las sendo citadas sem nenhuma referência por outros em uma reunião? Continuará colaborando ou guardará para si o conhecimento adquirido? Só o tempo dirá….

Entry filed under: colaboração, enterprise2.0, gestão, web2.0. Tags: .

Seriosity: uma mistura de e-mail com … jogo? Somos 30 milhões de internautas

1 Comentário Add your own

  • 1. lourenzo  |  julho 10, 2007 às 5:03 am

    Genial!

    O profissional de tecnologia só pode ter sucesso se olhar para as pessoas, ver o que elas precisam, e depois correr atrás da solução.

    Se as pessoas não tem a liberdade ou a cultura de compartilhar, então quaisquer softwares ou sistemas para colaboração e compartilhamento serão um “Teatro da Falsidade”.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Sobre o Blog

Notícias e opiniões do autor, Luiz Daniel Lima, sobre o mundo da tecnologia, inovação e negócios.

Assine o Inovatron!

Calendário

julho 2007
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

%d blogueiros gostam disto: