O sucesso do Nintendo Wii: conhecendo seu mercado

julho 13, 2007 at 9:42 am 1 comentário

A reportagem da Wired aborda o recente sucesso do último videogame da Nintendo, o Wii. Com 6 milhões de unidades vendidas em 6 meses no mundo todo, o Wii está ganhando – até o momento – a “batalha” com as gigantes Sony e Microsoft. O assunto, já abordado nesse blog anteriormente, é um case espetacular em desenvolvimento de produtos.

“They’ve hit a bull’s-eye, delivering a console that gamers like and that brings nongamers to gaming.”

A frase acima, de John Schappert, COO of Electronic Arts’ game studio, tem um aspecto importante. A Nintendo entendeu como ninguém o que os jogadores – antigos e novos – queriam: um videogame divertido e jogos simples acessíveis para toda a família. E expandiu o mercado de jogos.

Quando a Nintendo percebeu que não poderia competir com melhores gráficos, resolveu focar no que todo jogador sabe que é o coração de um videogame: seu controle. A principal revolução trazida pelo Wii, com poucos botões mas um sensor de movimento fez toda a diferença.

Mas vale lembrar também que um fator social foi importante no sucesso do Wii. O console entrou num momento em que a obesidade das crianças começava a preocupar, assim como o caráter violento dos jogos. Para os pais, o videogame que faz as crianças literalmente suarem para jogar é muito bem-vindo. Outra lição de marketing da Nintendo: não esquecer que os pais podem ter um papel decisivo na compra de um videogame.

Entry filed under: cases, inovação, jogos, marketing, produtos. Tags: .

Digital Physics: interação entre o físico e o virtual Marketing duvidoso no Second Life

1 Comentário Add your own

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Sobre o Blog

Notícias e opiniões do autor, Luiz Daniel Lima, sobre o mundo da tecnologia, inovação e negócios.

Assine o Inovatron!

Calendário

julho 2007
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

%d blogueiros gostam disto: