Marketing duvidoso no Second Life

julho 19, 2007 at 11:25 am Deixe um comentário

A reportagem do LA Times “Virtual marketers have second thoughts about Second Life” questionam as ações de marketing no Second Life.

“Four years after Second Life debuted, some marketers are second-guessing the money and time they’ve put into it.”

Algus pontos interessantes:

  • Muitos dos locais criados pelas empresas (Best Buy, Dell e Sun) estão simplesmente vazios, incluindo o staff que deveria atender os visitantes
  • Apesar desses lugares estarem vazios, boates, strip-clubs e cassinos estão cheios. As atividades no SL tendem ao escapismo e ao risco. Um dos ítens mais frequentemente comercializados é genitalia.
  • Pelo fato de ser uma “terra da fantasia”, as “pessoas virtuais” não têm necessidades humanas, não se precisa de comida ou bebida, vestir-se é opcional e teleportar-se ou voar são as melhores formas de transporte.
  • Apesar de possuir mais de 4 milhões de inscritos no SL, na verdade só existem de 30 a 40 mil usuários a qualquer momento, sendo um número bem menos atraente para as empresas
  • Alguns usuários têem uma visão negativa sobre a presença das empresas no SL

Por fim, algumas empresas já estão “pulando” para outras iniciativas de mundo virtual como o There e Entropia. O que se percebe é uma grande experimentação, cujo resultado é difícil prever. Mas fica claro que a maioria das empresas queria mesmo era associar sua marca como sendo leading-edge. Fora isso os resultados parecem ser … duvidosos.

Entry filed under: inovação, marca, marketing, tendências. Tags: .

O sucesso do Nintendo Wii: conhecendo seu mercado Livros que parecem … maços de cigarros!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Sobre o Blog

Notícias e opiniões do autor, Luiz Daniel Lima, sobre o mundo da tecnologia, inovação e negócios.

Assine o Inovatron!

Calendário

julho 2007
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

%d blogueiros gostam disto: