Qual o futuro da publicidade e das agências?

outubro 11, 2007 at 6:31 pm Deixe um comentário

Recentemente fiz uma matéria no meu MBA de Marketing sobre Propaganda e Planejamento de Mídias e Campanhas. Os “nerds de plantão” – eu incluso, é claro – perguntamos à professora como ela via as recentes tendências na publicidade: o crescimento dos gastos com a internet os desafios para os veículos tradicionais. Ela mostrou-se incrédula e afirmou que não havia nada como a TV e que os veículos tradicionais levavam vantagem por permitirem medir os resultados (yeah…).

Pois bem, após fazer uma pesquisa no IAB Brasil , fica claro que a pulverização dos gastos com a publicidade é real e inquestionável. Nos EUA isso já é uma realidade. No Brasil a TV aberta ainda domina amplamente, com 60% do orçamento total, mas no primeiro semestre houve uma redução de 5% nos investimentos em TV. Em contraste, os gastos com publicidade na Internet subiram 40%.

Por outro lado, as mudanças de comportamento do consumidor, novas tecnologias e a redução do tempo gasto assistindo TV têm feito as empresas questionarem os resultados das campanhas tradicionais – algumas grandes agências de publicidade já têm um “braço digital”, especializadas em utilizar novas tecnologias e veículos em suas campanhas.

A discussão do futuro das agências de publicidade foi recentemente abordada em um artigo na Business Week chamado “The Plan To Disintermediate Ad Agencies“. O título fala por si só…

“They say that ad agencies don’t know where their real customers are and put their ad dollars in spaces where their customers aren’t.” 

Entry filed under: estatísticas, internet, marketing, tendências. Tags: .

Seth Godin sobre o marketing viral Vídeos interessantes sobre marketing e branding

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Sobre o Blog

Notícias e opiniões do autor, Luiz Daniel Lima, sobre o mundo da tecnologia, inovação e negócios.

Assine o Inovatron!

Calendário

outubro 2007
S T Q Q S S D
« set   nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

%d blogueiros gostam disto: