Sobre o autor

Quando me formei em Engenharia Mecânica pela UFSC em 1999 comecei a trabalhar na área de projetos mecânicos, CAD, essas coisas. Eu gostava bastante, porque envolvia diariamente a solução criativa de pequenos problemas (e também pepinos!).

Mas aí eu fui descobrindo o quão importante era “aquela pecinha” que usava a máquina: o ser-humano. Então eu comecei a estudar sobre ergonomia, cognição, enfim, o que aquele “indivíduo” podia ou não fazer. E desenvolvimento de produto é muito interessante também por isso. Não se trata apenas da melhor tecnologia, mas entender o quanto o aspecto humano pesa no sucesso de um produto. E aí entrava design, estética, a emoção… acabei mudando meu foco profissional!

Bom, aí tivemos aqui na Fundação CERTI um projeto chamado Sapiens Circus, que envolvia ainda mais esses aspectos, pois era um ambiente interativo que utilizava jogos e histórias para ensinar. E do projeto mecânico da mesa interativa eu passei a projetar também as mídias e jogos que as pessoas com que as pessoas interagiam naquele ambiente todo. E quando se fala em interação a coisa complica! E passei a ter que estudar mais a fundo também: game design, interaction design, usabilidade, user experience… E mudei de novo…

Foi aí que eu percebi que você pode fazer tudo isso muito bem feito: tecnologia, design, user experience… Mas para ter sucesso com um produto você precisa conhecer algo mais: o mercado. Porque só com esse foco você pode entender de fato como são as pessoas e o contexto em que utilizarão seu produto ou serviço. E aí resolvi estudar Marketing.

Porque meu interesse “nessas coisas” de Web 2.0 e Enterprise 2.0? Bom, eu acredito fielmente que ambas mudarão (e já estão mudando) a forma de fazer negócios. E que muitas das oportunidades de inovação estão ligadas direta ou indiretamente a essas filosofias. Sim, porque Web 2.0 e E2.0 não é sobre tecnlogia apenas, mas sim em envolver os usuários (clientes, fornecedores, funcionários…) cada vez mais e potencializar a inteligência coletiva.

update: Após 10 anos na Fundação CERTI, parti para a “carreira de empresário” e fundei a Sandbox Mídias Interativas, juntamente com meus dois ex-colegas, Fabrício e Cristiano. A Sandbox desenvolve rich applications para mesas interativas e internet, utilizando Flash, Flex e AIR.

2 Comentários Add your own

  • 1. Leticia  |  outubro 9, 2007 às 3:42 pm

    Oi Daniel, seu blog é o máximo! Parabéns!
    Acho que você poderia colocar um campo do tipo “envie para um amigo” para divulgar o blog.
    Um abraço
    Leticia

    Responder
  • 2. Rodrigo Lóssio  |  fevereiro 29, 2008 às 4:36 pm

    Fala Daniel. Muito bom este teu blog – tua experiência como blogueira é ótima. Vamos apostar nisso no trabalho para a Sandbox. Abração.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


%d blogueiros gostam disto: